Atenção mulheres: Conheça as principais doenças íntimas que ocorrem no verão e saiba como evitá-las

By rnemrede
In Mulheres
dezembro 5, 2012
0 Comments
57 Views

doen  as ginecologicas verao Atenção mulheres: Conheça as principais doenças íntimas que ocorrem no verão e saiba como evitá las

Com a elevação da temperatura, o hábito de passar mais tempo molhada em piscinas ou na praia e o aumento do suor podem comprometer a saúde íntima feminina e dar origem a episódios desagradáveis. O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho chama a atenção para esse fato. “Ir à praia, ficar com o biquíni molhado e até mesmo ouso de roupas sintéticas podem fazer com que os corrimentos tornem-se mais recorrentes nessa época do ano”, destaca.
Doen%C3%A7as Intimas Femininas 1 203x250 Atenção mulheres: Conheça as principais doenças íntimas que ocorrem no verão e saiba como evitá las

Por isso, segundo Domingos, é fundamental manter uma higienização adequada, avitando-se a umidade prolongada na região íntima, trocar sempre o biquíni úmido por um seco, usar roupas mais leves e ventiladas (uma vez que o calor abafa a região) e buscar orientação médica sempre que notar algo anormal. “Existem tipos diferentes de corrimentos e cada um exige um tratamento específico, por isso é importante o diagnóstico correto”, alerta o médico ginecologista.
Veja algumas doenças ginecológicas destacadas pelo médico como as mais recorrentes do verão:


Candidíase

“É causada pelo fungo do gênero cândida, um microrganismo que pode ser, inclusive, transmitido durante o ato sexual, embora não seja considerada uma DST (doença sexualmente transmissível)”, explica Dr. Domingos Mantelli Borges Filho. Ela causa coceira e dor vaginal, dor para urinar, dor no ato sexual e corrimento branco com odor cítrico, tipo leite talhado. “O problema tem cura, e o tratamento deve ser feito com antifúngico via oral e creme vaginal, por uma semana”, ressalta o médico. 
Trocomoníase
Ela causa inflamação da vagina e corrimento amarelo-esverdeado de odor desagradável associado à dor para urinor e dor durante o ato sexual. “É uma doença causada pelo parasita Trichomonas vaginalis e a transmissão é pela via sexual”, informa o ginecologista.
Ele ainda ressalta que, se não for tratada, a doença pode causar infertilidade e câncer do colo do útero. Para o tratamento, é indicado o medicamento por via oral, que é muito eficiente nesse caso.
Vaginose bacteriana
Essa doença se expressa por um corrimento amarelo ou branco-acinzentado com cheiro forte de peixe podre e qu epiora durante as relações sexuais ou durante a menstruação. Também podehaver ocorrência de ardor ou um pouco de coceira. “É causada principalmente pela bactéria chamada Gardnerella Vaginalis”, explica o especialista. O tratamento também é realizado com medicamento via oral e creme vaginal.
Como evitar
O ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho dá algumas dicas de como minimizar os riscos de desenvolver essas doenças:

  • Evite usar calças apertadas, prefira utilizar vestidos e saias e prefira calcinhas de algodão.
  • Sempre apare os pelos pubianos, pois isso facilita a higienização.
  • Faça sempre higiene íntima após a relação sexual, após urinar ou evacuar, e sempre que trocar o absorvente; durante a menstruação, essa higiene deve ser feita junto com a troca de absorvente a cada quatro horas. O sabonete utilizado deve ser neutro ou sabonete higiênico íntimo indicado  pelo seu ginecologista.
  • Não utilize sabonete comum na higiene íntima, e após a lavagem externa, utilize toalha higiênica para secar a genitália. O uso regular e descuidado do papel higiênico pode causar irritação local.
  • Lave roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol, não seque peças íntimas em ambientes fechados e úmidos como banheiros.
  • Não compartilhe sabonetes, peças íntimas ou toalhas.

Do Yahoo!

One Response to “Dica de saúde: Conheça a maneira correta de usar o fio dental”

  1. crorkz links disse:

    x2o4AL I think this is a real great article.Really thank you! Cool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>