segunda-feira , dezembro 5 2016
Home / Nacional / Parada Gay arrasta multidão em Copacabana no Rio

Parada Gay arrasta multidão em Copacabana no Rio

Cerca de 700 mil pessoas, segundo informações do comandante do 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Cláudio Costa. participaram da 17ª edição daParada do Orgulho LGBT, conhecida como Parada Gay, realizada neste domingo (18), na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio. cerca de 700 mil participantes. Apesar dos números divulgados pela PM, organizadores do evento calcularam um público maior, próximo a 1,5 milhão de pessoas.

O tradicional bandeirão com as cores do arco-íris não resistiu à animação do público, que abriu um buraco no adereço (Foto: Alexandre Durão/G1)

“O número de participantes não faz diferença. O que realmente importa é que este é um evento de grande visibilidade, que traz uma mensagem de paz e pede ao Congresso Nacional para criminalizar a homofobia e alerta as autoridades para o fato de somente 10% dos municípios brasileiros terem políticas públicas voltadas para homossexuais”, disse um dos fundadores do Grupo Arco-Íris e coordenador do programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

O desfile que seguiu do Posto 6 ao Posto 2, contou com 15 trios elétricos e começou às 16h, uma hora após o previsto, devido à grande quantidade de discursos realizados na concentração do evento. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, foi um dos que se pronunciou e, representando o governador Sérgio Cabral, levou boas novas aos participantes.

“O Rio foi pioneiro em duas leis sugeridas em eventos como esse. Uma delas, em vigor, garante ao público LGBT direitos previdenciários. A segunda lei foi suspensa no Tribunal de Justiça há cerca de um mês, quando um homofóbico entrou com um recurso e suspendeu a lei. Mas na próxima semana, o governador vai reapresentá-la. Essa é uma lei que nasceu do desejo das pessoas que vão paras ruas gritar por seus direitos. É nas ruas que se conquista a liberdade", disse Minc.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.