sexta-feira , dezembro 2 2016
Home / Mundo / Missão de paz no Timor Leste é tema de reunião do Conselho de Segurança da ONU

Missão de paz no Timor Leste é tema de reunião do Conselho de Segurança da ONU

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discute hoje (12) a missão de paz no Timor Leste (conhecida pela sigla em inglês Unmit), que deve ser encerrada em 31 de dezembro. Em decorrência dos avanços obtidos pelo país, a missão não deverá ser renovada, segundo sinalização de integrantes do conselho.
Na discussão, estará o ministro das Relações Exteriores do Timor Leste, José Luís Guterres. As autoridades timorenses informam que o clima é de estabilidade política e social. “Fizemos reformas no setor de segurança e defesa. [Também] fizemos investimentos em capital humano e na área social, de forma que hoje há paz no Timor Leste”, disse Guterres.
A representante especial da ONU para o Timor Leste, Finn Reske-Nielsen, fará uma análise da missão enviada ao país e encerrada no último dia 6. “O Timor Leste está em condições de assumir plena soberania, ser senhor do seu destino e decidir sobre isso”, disse o representante permanente adjunto de Portugal na ONU, embaixador João Maria Cabral.
A missão de paz no Timor Leste foi estabelecida em agosto de 2006 em meio à crise política, humanitária e de segurança vivida no país. A Unmit foi enviada para apoiar as ações do governo. O Timor Leste pertence à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), pois o país tem o português como idioma oficial e foi colonizado por Portugal, guardando vários aspectos culturais dessa colonização.
 
Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.