domingo , dezembro 4 2016
Home / Mundo / Veneno de cobra africana é tão eficaz quanto a morfina

Veneno de cobra africana é tão eficaz quanto a morfina

O veneno desta serpente, uma das maiores da África, é fatal em humanosO veneno da mamba negra, uma perigosa cobra africana, contém substâncias contra a dor capazes de competir com a morfina, mas com menos efeitos colaterais, indicaram pesquisadoras francesas na última quarta-feira ,3.

Desde o final dos anos 1990, os cientistas descobriram a existência de uma família de proteínas, as ASICs, envolvidas na sensação de dor, presentes na membrana dos neurônios.

O papel das ASICs e das substâncias capazes de bloquear sua ação são importantes pistas para novos tratamentos contra a dor.

Em busca de uma nova geração de analgésicos, Sylvie Diochot e Anne Baron, do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular (CNRS/Universidade de Nice-Sophia Antipolis), estudaram o veneno da mamba negra (Dendroaspis polylepis).

O veneno desta serpente, uma das maiores da África, é fatal em humanos.

As pesquisadoras francesas analisaram componentes do veneno e isolaram dois peptídeos, proteínas que são capazes de suprimir a sensação de dor, inibindo algumas ASICs.

“Esses peptídeos, que chamamos ‘mambalgines’, não são tóxicos em ratos, mas produzem um forte efeito analgésico”, no local e no sistema nervoso central, “que pode ser tão forte quanto a morfina”, explicaram em um estudo publicado na revista científica britânica Nature.

Segundo o estudo, estes ‘mambalgines’ apresentam menos efeitos colaterais: nenhum sinal de insuficiência respiratória foi constatado nos ratos, com um nível de rejeição muito mais baixo do que o da morfina.

“É essencial compreender melhor os mecanismos de dor para desenvolver novos analgésicos. Os peptídeos descobertos na mamba negra têm potencial para cumprir esses dois objetivos”, consideraram Diochot e Baron.

Fonte: O Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.