quarta-feira , dezembro 7 2016
Home / variedades / Datas comemorativas: Dia 23 de setembro, é comemorado dia do soldador

Datas comemorativas: Dia 23 de setembro, é comemorado dia do soldador

A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente.
Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem.
O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.
O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.
Processos de Soldagem
Dia do Soldador
Soldagem MIG/MAG
A soldagem por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas). Trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão.
O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).
Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça.
As correntes mais comumente empregadas são de 50A até mais do que 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.
Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.
MIG (Metal Inert Gás)
denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo.
MAG (Metal Active Gás)
Quando a proteção gasosa é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO2) o processo é denominado MAG.
Vantagens
O processo MIG/MAG (GMAW) apresenta várias vantagens em relação a outros processos de soldagem por arco elétrico em baixa ou alta produtividade como SMAW(Eletrodo Revestido), Soldagem_por_arco_submerso(SAS/SAW) e TIG, abaixo uma lista com algumas vantagens:
Não há necessidade de remoção de escória
Não há perdas de pontas como no eletrodo revestido.
Tempo total de execução de soldas de cerca da metade do tempo se comparado ao eletrodo revestido;
Alta taxa de deposição do metal de solda;
Alta velocidade de soldagem; menos distorção das peças;
Largas aberturas preenchidas ou amanteigadas facilmente, tornando certos tipos de soldagem de reparo mais eficientes;
Baixo custo de produção.
Soldagem pode ser executada em todas as posições;
Processo pode ser automatizado
Cordão de solda com bom acabamento
Soldas de excelente qualidade
Facilidade de operação
Limitações ou “desvantagens”
Como acontece em qualquer processo, a soldagem MIG/MAG apresenta algumas limitações:
Regulagem do processo bastante complexa
Não deve ser utilizado em presença de corrente de ar
Probabilidade elevada de gerar porosidade no cordão de solda
Produção de respingos
Manutenção mais trabalhosa
Alto custo do equipamento em relação a Soldagem com Eletrodo Revestido
Equipamento
Equipamentos para soldagem manual são simples de instalar. Como o curso do arco é feito pelo soldador, somente três elementos principais são essenciais:
Tocha de soldagem e acessórios;
Motor de alimentação do arame;
Fonte de energia. 

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.