quinta-feira , dezembro 8 2016
Home / Política / Candidatos fichados na lei da ficha limpa no RN são liberados pelo TSE para fazer campanha

Candidatos fichados na lei da ficha limpa no RN são liberados pelo TSE para fazer campanha

O Tribunal Superior Eleitoral reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte que havia proibido os candidatos com registros negados de fazerem campanha eleitoral. O entendimento da Corte máxima da Justiça Eleitoral é que as campanhas podem permanecer até a decisão final do TSE.
O ministro relator do processo, Dias Toffoli, citou, como fundamento da sua decsião, o artigo 16-A da Lei nº 9.504/97, que assim destaca:” “Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)”.
O ministro do TSE ressaltou: “Observo, portanto, que os requisitos para o deferimento da liminar estão presentes na espécie, haja vista a plausibilidade da alegação de descumprimento, pelo TRE/RN, do disposto no mencionado dispositivo da Lei das Eleições, além da presença do periculum in mora, diante da proximidade do pleito”.
Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.