sexta-feira , dezembro 9 2016
Home / RN / Calazar – A doença fez duas vítimas em Mossoró-RN

Calazar – A doença fez duas vítimas em Mossoró-RN

Duas pessoas morreram vítimas de complicações do calazar na cidade Mossoró, região oeste do Rio Grande do Norte, somente este ano, como mostra a reportagem do RN TV 1ª Edição desta seunda-feira (20).
Apesar da diminuição dos casos da doença em humanos no município, o estado é de alerta, pois a cidade é uma das que mais registram casos do vírus no RN. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram diagnosticadas 12 pessoas com a doença em Mossoró.
Das ocorrências registradas na cidade, duas morreram – a última na semana passada. O paciente, que já era portador do vírus HIV, teve complicações e não resistiu. Infectologista do Hospital Rafael Fernandes em Mossoró, referência na região, Doutor Alfredo explica que o problema do calazar são justamente essas complicações que a doença pode trazer para o organismo.
A matéria mostra ainda, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses local, que só em 2012 já foram 577 confirmações de doença em cães. O número atingiu quase a totalidade dos casos registrados em todo o ano de 2011. Já em humanos, a incidência vem diminuindo, mas preocupa: em 2008 foram 40 casos; em 2009, 38; em 2010, 24; em 2011, 23.
Os veterinários do Centro de Zoonoses acreditam que os fatores que contribuem para o aumento dos casos de calazar em Mossoró são a falta de limpeza e acúmulo de entulhos.Veja materia completa

G1 RN

2 comments

  1. O calazar ou Leishmanoise visceral não é causado por um virus e sim um protozoario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Você não tem permissão para usar essa função.